Serp-Jud é a nova ferramenta judicial de busca em cartórios

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Serp-Jud é a nova ferramenta judicial de busca em cartórios. Os serviços de registros públicos em meio eletrônico estarão disponíveis em processo judicial em uma nova plataforma. O Serp-Jud precede a introdução do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp) e tem o início de seu funcionamento programado para março. O Serp será voltado ao público geral, já o Serp-Jud é de uso exclusivo do Poder Judiciário.

Este projeto tem o Serp-Jud como a primeira etapa do sistema eletrônico que é necessária aos testes de conceitos, ao monitoramento e à avaliação de aspectos relativos à segurança, proteção de dados, funcionalidade, entre outros.

O projeto é liderado pelo ministro Luís Felipe Salomão, que é corregedor nacional de Justiça, e é coordenado pelas juízas auxiliares da corregedoria Daniela Madeira, Carolina Ranzolin e Liz Rezende.

Daniela explicou que essa plataforma fornece uma solução que é implementada, direta ou indiretamente, através de milhares de cartórios distribuídos pelo país. “Os critérios são a interoperabilidade e a interligação de bancos de dados, dos sistemas e de outras tecnologias desenvolvidas ao longo dos últimos anos pelas entidades representativas de registradores”, acrescentou.

Primeiras funcionalidades do Serp-Jud

Nessa primeira etapa, um dos serviços incluídos no Serp-Jud é a Penhora Online, que permite solicitações de certidões, envios de mandados judiciais, arrestos, sequestros e conversão de arrestos em penhoras.

Outra funcionalidade que poderá ser encontrada no Serp-Jud é a comunicação com a Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), que recebe e divulga ordens de indisponibilidade que atinjam patrimônio imobiliário indistinto.

Os serviços oferecidos na Central de Informações do Registro Civil também farão parte do Serp-Jud e já são regulamentados pelo Conselho Nacional de Justiça.

O Serp

O Serp foi gerado a partir da Lei Federal nº 14.382/2022, que modernizou e otimizou procedimentos relativos aos registros públicos, tendo como intenção garantir a aplicabilidade dos registros públicos, tornando mais fácil o acesso à informação registral de maneira pública e eletrônica.

Veja mais acontecimentos importantes de recuperação de crédito em nosso site e blog. Não deixe de nos acompanhar em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]