[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]
Quanto tempo há para ajuizar uma reclamação trabalhista?
Uma das dúvidas comuns após demissões e quebras de contrato é o prazo para iniciar um processo trabalhista. Dependendo da situação que levou à demissão, o trabalhador pode ir atrás de seus direitos – quando estes o foram violados pelo patrão. Mas, afinal, quanto tempo há para ajuizar uma reclamação trabalhista?
Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o prazo para recorrer ao Direito Trabalhista é de dois anos, contados a partir do dia em quem foi realizado o desligamento oficial do funcionário. Por exemplo, se o trabalhador foi demitido em 10/10/2020, terá até 10/10/2022 para recorrer ao Direito Trabalhista.
Nos casos em que houve o aviso prévio antes da demissão do funcionário, esse período de dois anos pode aumentar, com a data sendo contada a partir do dia que o aviso foi emitido. Ou seja, considerando um funcionário que recebeu aviso prévio 1 mês antes de sua demissão oficial, por exemplo, ele terá esse período a mais para recorrer.
No entanto, mesmo tendo em mente o prazo de dois anos para iniciar um processo trabalhista, há outro prazo a considerar: a CLT também prevê que um funcionário pode discutir somente até cinco anos anteriores, contados do início do processo na Justiça do Trabalho, mesmo que já trabalhe a mais tempo no mesmo local. Isso ocorre devido a prescrição quinquenal, pois qualquer direito violado antes do período de cinco anos já prescreveu.
Considerando um funcionário demitido em 10/10/2020, mas só deu início ao seu processo em 10/10/2021, serão considerados somente os direitos a partir de 10/10/2016, mesmo que tenha entrado na empresa em 2012, afinal a data só começará a ser contada a partir do ajuizamento da ação.
Agora que você já sabe quanto tempo há para ajuizar uma reclamação trabalhista, continue acessando nosso blog para mais informações e notícias. Também estamos nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn. Telefone: (11) 4306-0489 ou WhatsApp: (11) 97668-8140.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]