Deseja entender como funciona a indenização por danos morais? O AGM Advogados traz informações sobre o assunto. Continue lendo!

 

O que pode ser considerado dano moral?

 

É considerado dano moral quando ocorre a violação dos direitos da personalidade do indivíduo. Ou seja, o tipo de dano que ocasiona um distúrbio anormal na vida do indivíduo, uma inconveniência de comportamento ou desconforto comportamental.

 

O dano psíquico é um dos que se encaixam nessa categoria de danos morais. Esse tipo de dano psicológico pressupõe modificação da personalidade, com sintomas palpáveis, inibições, depressões, síndromes, bloqueios e entre outros.

 

Porém, é importante ressaltar que o dano moral pode ser uma questão bastante subjetiva. Sendo assim, caberá ao juiz tomar qualquer decisão sobre indenização por danos morais.

 

O que gera indenização por danos morais?

 

A indenização por danos morais é uma reparação financeira que a vítima pode receber em função de ter sofrido prejuízo em sua integridade moral e psicológica.

 

É lógico que cada caso deve ser examinado com muita minúcia. Ao se analisar o dano moral, o juiz se volta para os sintomas causados pelo sofrimento, a qual deve ser quantificada economicamente.

 

Ou seja, o valor da indenização varia de caso para caso e é decidido pelo próprio juiz responsável pelo processo. Geralmente, ele se baseia no grau de gravidade dos danos causados e considera a intensidade e até o tempo de duração do sofrimento.

 

Quando tenho direito à indenização por danos morais?

 

Qualquer indivíduo prejudicado pode entrar com o processo e receber a indenização por danos morais. Ela serve para reparar ou compensar os direitos violados e indenizar a vítima financeiramente.

 

Para isso, é preciso contratar um advogado especialista na área. Se precisar de assessoria jurídica no assunto, entre em contato com o AGM Advogados, estamos prontos para te ajudar.



Continue acompanhando nosso blog para mais informações e notícias sobre o mundo jurídico. Em caso de dúvidas, estamos à disposição.

 

O escritório AGM Advogados possui uma extensa área de atuação. Entre em contato conosco pelo site para receber nossa assessoria jurídica. Não deixe de nos acompanhar em todas as redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.